Moradores antigos dizem que o bairro possui esse nome pois na época de seu avós, havia lá uma grande árvore chamada de "O Pau D' Óleo", a qual se fosse abraçada precisaria de cinco pessoas para dar a volta completa em torno dela. Essa árvore se localiza mais exatamente no terreno do já falecido Senhor João Bendini, e foi através dela que foi criado o atual nome do bairro.
Esse bairro possui como principais descendências, as origens alemã e italiana, que vieram para a localidade em meados do século XIX para trabalhar na extração de madeira. Alguns portugueses também se aventuraram por ali antes da emancipação de Gaspar.
Destaco a bonita igreja Santa Catarina de Alexandria, a qual já fui à algumas festas muito aconchegantes, sendo que os moradores sempre foram muito hospitaleiros. Tenho lá um grande amigo entre tantos que moram no bairro, Ademir Schwartz, o qual é proprietário de um campo de futebol, onde tive o privilégio de participar de alguns eventos que ele promoveu. Deixo aqui minhas considerações ao amigo e seus familiares pela ótima recepção que sempre teve conosco; também quero relatar aqui a família Cunha e seu Antônio, grandes amigos que prezo muito.
Encerrando a matéria, deixo minha homenagem para os moradores deste bairro tão ilustre saudando a todos.
Jonil de Souza
Fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário