Rádio JS Gaspar

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Bairro Gaspar Alto

     Bairro localizado a 14 quilômetros do Centro de Gaspar, seu nome originou-se por se localizar a mais de 800 metros acima do nível do mar.O mesmo é formado pela união de três localidades: Gaspar Alto, Refúgio e Gaspar Alto Central, somando em torno de aproximadamente 1300 habitantes.
     Lá encontra-se a Escola Básica Rudolfo Günther, criada em 1972, tendo o atual nome em homenagem ao senhor Rudolfo Günther, pois foi um dos primeiros professores de Gaspar que se destacou pela dedicação ao ensino. A escola foi construída em um terreno doado pela igreja Nossa Senhora da Glória, tendo hoje duas salas de aula e um grande pátio com playground para os alunos.
     Também podemos citar o Posto de Saúde Adolfo Dorow, que presta vários serviços à comunidade, como:Atendimento clinico geral, Consultório odontológico, auxiliar de enfermagem e visita domiciliar.
     Encontra se no bairro algumas igrejas; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Igreja Nossa Senhora da Glória / Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Paróquia Nossa Senhora da Glória / Comunidade Nossa Senhora de Fátima; e destaco aqui a primeira Igreja do Brasil;
                                                   Igreja Adventista do Sétimo Dia.
     Embora a igreja Adventista tenha nascido nos Estados Unidos à primeira igreja Adventista no Brasil foi estabelecida no Gaspar Alto, em 15/06/1895, por meio de folhetos vindos da Alemanha. Os moradores do bairro na época eram colonizadores vindos da Alemanha, e como tinham dificuldade de acesso ao Centro de Gaspar e Blumenau, acabavam dirigindo-se a cidade de Guabiruba. Em uma das compras realizadas no mercado daquela cidade, um folheto que embrulhava sabão trazia os ensinamentos da igreja Adventista do Sétimo Dia e que acabou resultando na fundação da igreja. A religião Adventista tem como princípios doutrinários fundamentados na Bíblia e defendem alguns princípios, como a guarda do sábado e a mortalidade da alma.
     Dentre tudo o que vi, percebe-se um povo ordeiro, onde os próprios moradores consideram um lugar tranquilo e ótimo para viver, e conforme estatísticas, raramente se ha um registro de ocorrência criminal na localidade, o local conta com muitas chácaras e sítios de famílias que passam o final de semana neste paraíso exuberante de tantas belezas que pude retratar curtindo a natureza.
     Encerro por aqui minha matéria, agradecendo a todas as pessoas do bairro  Gaspar Alto, e deixo abaixo as fotos da localidade.
     Abraços e até a próxima...
                                       Jonil de Souza




























































































































































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário