Mostrarei hoje o centro de Gaspar e suas maravilhas que lhe acercam, com um visual deslumbrante dentre tantas coisas, destacando a vista do rio Itajaí-Açu do alto da Igreja matriz e propriamente dito a nossa Igreja matriz São Pedro Apóstolo de Gaspar.
Então começo pela nossa igreja, que foi inaugurada no ano de 1887, sendo que a estrutura ainda era de uma igreja de madeira com paredes de barro e coberta de tabuinha na qual, sua torre era apenas de um sino na torre principal, sua construção na época foi iniciativa do padre chamado Gattone.
Em 1940 o morro da igreja matriz passou por modificações, onde houve a demolição do antigo templo e foi construído a nova igreja matriz, lá também tinha o antigo cemitério que ficava atras da antiga igreja, e que foi então transferido para o atual cemitério público hoje.
Destaca-se a nossa igreja matriz, por estar localizada no centro da cidade da Gaspar de forma estratégica, pois o seu bom estado de conservação, faz com que a igreja matriz seja o maior monumento histórico da cidade, chamando a atenção de todos que passam pelo centro da nossa cidade, chamando muito a atenção principalmente dos turistas.
Seu estilo entre o gótico e o romano, conseguindo manter plena harmonia, possui uma escadaria de 115 degraus, portanto faço esse comentário para descontrair, pois se você precisar de pagar uma promessa e optar pela escadaria, com certeza vai ser um trajeto de grande dimensão, e será uma promessa muito bem paga.
Também possui uma máquina que movimenta oito mostradores de relógios, sendo a unica da America latina. Seu interior é ornamentado com magníficos vitrais e lado externo possui uma gruta com passagens da "Via Crussis" que foram doadas por famílias tradicionais da cidade.
Destaco uma pessoa que faz parte dessa transição da história; o nosso saudoso frei Godofredo Sieber, que foi pároco de 1938 à 1948, auxiliado pelo frei franciscano Bonifácio Krechel, que chegou em 1944. Eles mesmos iam a pedreira e ao mato ajudar na retirada de pedras e toras de madeira.
Em agosto de 1942 deram inicio a terraplanagem no auto do morro, isso tudo meus amigos feito manualmente, auxiliados por carroças puxadas por cavalos. Depois de tanta luta e sacrifício com a presença do bispo Dom Pio Freitas foi lançada a pedra fundamental na data do dia 08 de agosto de 1944. Não podemos deixar de citar que esse trabalho todo, tinha um grande empenho da comunidade, onde eram escalados as famílias 01 dia ou mais na semana para poder ajudar na obra e no transporte do material que vinham trazidos à carroça, tijolos maciços vindos da região do Barracão, o corte de madeira que começou na época em mês de junho, onde o frei Godofredo ia trabalhar junto de manhã a noite. As toras de canela preta, cedro e peroba eram transportadas em grandes carroças com 04 a 06 cavalos. Dentro da mata usavam-se de 10 a 15 juntas de boi, onde arrastavam toras de até 12 metros.
Aos 16 de maio de 1946, na festa de santa cruz, foi colocada a primeira cruz numa torre já levantada; também com 03 metros de altura formada por 03 partes de cimento, pesando 1.200 quilos,a imagem de São Pedro, foi colocada no alto fachada em outubro de 1947.
As missas e casamentos eram celebradas no salão Cristo Rei em baixo, no dia 06 de agosto de 1947, foi celebrada a primeira missa na nova ainda inacabada igreja. Já em janeiro de 1948, as missas dominicais são celebradas na matriz nova.
Vitrais, piso e portas e altar, de setembro de 1948 a dezembro de 1952, foram colocados; e o mesmo altar -mor da antiga igreja foi colocado na nova.
Escadaria começou em fevereiro de 1954, quatro pedreiros de Nova Trento iniciaram com 2.000 metros corridos de granito, 16 metros de largura, 115 degraus. A escada menor que vai ao salão Cristo-Rei tem 102 degraus.
Relógio em 31 de outubro de 1954 foi inaugurado, por Dom Inácio Krause. Tem oito mostradores uma unica máquina, percebam que magnitude, pesando 400 quilos. Peso para marcha 80 quilos, peso para batidas de quarto de hora 110 quilos, Um eixo que passa de uma torre para outra, transfere o movimento aos mostradores.
Nave com comprimento de 47 metros, largura 24,25 metros e altura 45 metros.
Torre altura de 45 metros.
Finalmente benção solene aos 03 de maio de 1956, por Dom Inácio Krause que benzeu solenemente a igreja matriz São Pedro Apóstolo de Gaspar.
Mostrarei agora, o visual que você pode ver lá de cima do morro da igreja, com vista para o rio Itajai-Açu e um pouco da rua Cel Aristiliano Ramos, uma das principais que passa o centro de Gaspar, dando acesso pela ponte Hercílio Deeke para a Margem Esquerda, ou indo direto sentido Blumenau.
Andei pelas ruas do centro de Gaspar onde postei varias fotos:
Rua Vereador Augusto Beduschi |
Entrada Ponte Hercílio Deeke |
Rua São José |
Praça Getúlio Vargas |
Morro de acesso a igreja |
Rio Itajaí-Açu visto do morro da igreja Matriz |
Colégio Honório Miranda |
Colégio Madre Francisca Lampel |
Agora vou falar um pouco da nossa cidade de Gaspar:
Cidade de Gaspar com 386 KM² / Habitantes 57.891 / Bioma Mata Atlântica.
Gaspar cidade do Coração do Vale do Itajaí.
Município de imigração alemã, apresenta a Rota das Águas, com vários parques aquáticos e Pesque Pagues. O aspecto religioso é bastante marcante, tendo em vista já como destaquei um pouco da história da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo..
Prefeitura Municipal de Gaspar |
Praça Getúlio Vargas |
Praça Getúlio Vargas |
Cidade de Gaspar
Intitulado " Cidade Coração do Vale ", o município de Gaspar , localizado na região do vale do Itajaí, está entre as cidades catarinenses que mais se destacam no:
Circuito turístico Vale Europeu. Colonizado no século XVII pelos paulistas vicentistas, que chegaram a procura de riquezas, mais tarde entre os séculos XVIII e XIX, chegaram a cidade famílias de alemães, açorianos e italianos que aumentaram significativamente a economia do local.
Também possui um roteiro turístico nas áreas especificas de cada grupo, como : " Rota das Águas , no bairro Belchior com sua grande origem de alemães, Vila Itália no bairro gasparinho na sua grande origem de italianos. Também as belezas naturais que se destacam, como o Rio Itajaí Açu, as cascatas, a fauna e flora nativa. Também a nossa cidade é reconhecida nacionalmente pela prática de esportes radicais, como vôo livre (parapente), aeromodelismo, jeep cross, motocross etc.
Isso tudo amigos leitores está intitulado nas minhas matérias, conforme a prática de cada bairro que visitei e constatei, pois tentei repassar aos meus visitantes do blog, o melhor da minha cidade, como já encerrei tantas matérias dizendo "Minha Querida e Maravilhosa Gaspar", da qual sou filho adotivo, mas legitimo de coração pois aqui tantas coisas boas vivi e minha família aqui constituí, na qual são filhos legítimos desta terra maravilhosa.
Então hoje encerro as matérias que fiz de cada bairro, retratando e falando especificamente de suas descendências , de suas origens, enfim da sua história.
Deixei intitulado neste blog todos os bairros que passei, e dizer novamente meu muito obrigado a todos que visitei e que de uma forma ou de outra sempre fui muito bem acolhido por todas as pessoas.
Bairros visitados e postados: Coloninha, Bateias, Bela Vista, Figueira Poço Grande, Margem Esquerda, Lagoa, Sete de Setembro, Arraial, Gaspar Alto, Óleo Grande, Santa Terezinha, Gaspar Grande, Gasparinho.
Outras postagens como: Minha cidade Maravilhosa; Agradecimento aos Amigos policiais Militares de Gaspar; Morro do Parapente; e acabei finalizando com Centro de Gaspar.
Deixo o meu especial agradecimento aos acesos do exterior, com um número aproximado de 180 acessos da Russia, Estados Unidos, Alemanha e Portugal, muito obrigado.
Agradeço a todos que acompanham o blog soberano12.blogspot.com.br , e ainda vou definir qual será o próximo trabalho a ser postado.
Um abraço e até a próxima semana.
Jonil de Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário