Rádio JS Gaspar

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Bairro Figueira


  Mais um bairro da minha linda cidade de Gaspar, onde passei por vários locais e postei muitas fotos lindas.
                                  
                                        “Um pouco da história do bairro Figueira”

     Conforme relatado pelos moradores da localidade, sendo que havia uma figueira grandiosa, e que por isso veio a ter esse nome  bairro figueiras, dizem ainda que na época que existia a árvore, eram necessários dez homens para abraçar seu tronco, porém foi arrancada no final da década de 1970.
     A árvore se localizava logo na entrada do bairro próximo da agropecuária figueira, e que foi condenada depois que os moradores cavaram ao seu redor por muitas vezes em busca de ouro, pois havia um boato que tinha ouro enterrado sob a figueira, muitas pessoas sonhavam com este ouro e cavavam durante a noite ao redor da árvore, nesta ansiosa procura que veio a ocasionar a morte das raízes e o apodrecimento do tronco, que acabou matando a figueira e precisando ser derrubada, conforme condenou o padre Gaulino que além de sacerdote era também formado em botânica.
      
                               Começamos então destacando uma referência do bairro:
 
                     Escola de Educação Básica Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss.
                                         
                                                                  Fundada no ano de 1982




                      Diretora: Sandra Mara Hostins
                      Vice Diretor: Delírio Feltrin
                      Nº de funcionários: 69
                      Nº de alunos 550                                                                                                                                        









 É um educandário para os alunos do ensino fundamental do 1º  ano à  8ª série, em horário matutino e vespertino, além de oficinas de dança em grupos para festivais, capoeira, teatro, musicalização como, aula de violão, aula de flauta, percussão, gaita e teclado, treinamento de futsal e tênis de mesa.
   

  Também oferece cursos de artesanato e informática durante a noite, onde fica aberto para as pessoas da comunidade. Tem também sala de atendimento educacional especializado, que atende portadores de necessidades especiais da própria escola, do CDI Cachinhos de ouro e os alunos da Escola Arnaldo Agenor Zimermann.
   


 Quero agradecer a atenção que os diretores tiveram com a minha pessoa, quando visitei a referida escola, se pondo a minha disposição. 



     Estive na Comunidade São Francisco de Assis: Fundada no Bairro Figueira em 20 de maio de 1990.  Uma igreja que demonstra ser bem espaçosa, concedendo assim um melhor conforto para  os fiéis moradores do local, a festa  deste padroeiro é comemorada no dia 04 de outubro.
    
A História de São Francisco
     Nascido na cidade de Assis, na Itália entre 1181 e 1182. Filho de um bem sucedido e próspero comerciante, levava a vida como um jovem rico e freqüentador de muitas festas...até que foi “tocado” por Deus e converteu-se.



 Desde então, adotou um estilo de vida simples, baseado na pobreza e no amor total a todas as criaturas. Francisco de Assis foi sepultado em 04 de outubro de 1226 e canonizado em 1228.


    







    
     Outro lindo local que tive a oportunidade de visitar e tirar algumas fotos foi no pesque pague Fernandão; são doze lagoas com muito peixe para quem gosta de pescar, entre eles lá se encontram tilápias, carpa-capim e carpas-húngara.
    Aberto de terça a domingo das 07:00hs às 18:00hs, servem almoço aos domingos, buffet completo livre, somente a carne é peixe. Na minha visita conversei com os familiares e o proprietário Sr José Fernando Sabel, que foram bastante simpáticos, onde me deixaram a disposição para fotografar o local.
.














    Um bairro bastante aconchegante, com vários locais lindos, pois tive o privilégio de postar muitas fotos exuberantes que a natureza nos proporciona, tenho também muitos amigos nesta localidade e  conversei com os moradores mais antigos, me disseram que os primeiros fundadores do bairro Figueira foram os da famílias  Zimmermann, que eram donos da maior parte dos terrenos da localidade.




     Passei também pela Comunidade Santa Bárbara, onde não pude tirar fotos mais próximas porque o portão de entrada estava fechado, mas mesmo assim postei algumas mais distantes um pouco, pois também é uma igreja muito linda, que tem uma boa visão porque está mais no alto.
   


  A festa de Santa Bárbara é sempre feita no primeiro final de semana do mês de Dezembro.



A História de Santa Bárbara
      É conhecida no mundo inteiro como a padroeira dos mineiros, nascida no século IV em  Nico média, atual Ismite, cidade da antiga Betínia, na Ásia Menor junto ao Mar de Mármara, era então o Imperador Romano Maximiano Hércules. Bárbara era uma jovem bela, filha de Dióscoro, homem rico e poderoso adorador dos deuses grego-romanos. Este, desejando destinar sua filha a um bom casamento, que também constituísse para ele, uma vantajosa aliança, acabou por entregar sua própria filha a Marciano, máxima autoridade romana da cidade, acusando-a de professar o Cristianismo. Marciano quis perdoa-lá, se Bárbara aceitasse os deuses de Roma, mas a jovem por várias vezes recusou-se e foi açoitada cruelmente, então as autoridades condenaram a morte por que Bárbara instruía-se na Religião Cristã, e o próprio pai inflamado pelo orgulho próprio foi o executor da sentença, cortou a cabeça da filha com um golpe de espada, em seguida levantou-se um temporal e o carrasco foi fulminado por um raio. Santa Bárbara é invocada contra a morte repentina, tempestades de raios e trovões.

                              



     Continuando minha trajetória, vou até o final da estrada geral das águas negras, que é a rua principal que corta o bairro Figueira, chego até a casa da dona Angelina Spézia Zimmermann de 82 anos, pessoa muito conhecida na localidade e que já tive também o privilégio de conhecê-la, à algum tempo.
     Sua casa é bem antiga em estilo enxainel do tempo dos avôs, senhor Humberto Zimmermann e senhora Guilhermina Zimmermann por parte do seu  marido (já falecido com 78 anos), senhor Zeridion Wenceslau Zimmermann, e também conversei com sua filha Maria de Lurdes e seu esposo Jaime Moser que se encontravam lá na minha visita que fiz de passagem.
     Tivemos uma conversa bem descontraída,  retratei essa casa linda originária de seus descendentes e que está ainda bastante perfeita e conservada tanto por fora, como no interior da mesma.



















     Saindo de lá, fui então visitar outra família de amigos que moram no bairro, mais exatamente no sítio do meu grande parceiro Cesar Zimermann, que é sobrinho da senhora dona Angelina da qual eu fiz o comentário anterior. Retratei algumas fotos do local e acabei tomando café da tarde junto com a família, amigo esse que trabalhamos muitos anos juntos e sempre tivemos uma amizade de irmãos com certeza. Deixo aqui meu  abraço a você e a todos da família, Apolônia sua esposa, seus filhos Diego e Douglas e Caroline, seu netinho Gustavo e suas noras Karina e Franciele.
























 


 Mais  fotos do bairro:





























































 Esse coqueiro é um dos únicos da nossa cidade e é bastante conhecido no bairro Figueira, por ter suas folhas amarelas; não sei dizer ao certo a sua idade, mas pelo que sei já tem mais de três décadas, ele fica nas proximidades da casa do seu Miguel Nagel.





    







     Mais uma vez agradeço aos leitores que acompanharam meu blog, e dizer que é muito maravilhoso poder mostrar as coisas boas dos bairros da nossa querida cidade de Gaspar, pois és meu orgulho terra querida.
     Até a próxima semana com mais uma matéria.

Jonil de Souza
































Nenhum comentário:

Postar um comentário