Começo de início parando no "Desafio Jovem Monte das Oliveiras", onde tive uma conversa bem descontraída com a senhora Marcia Regina Foppa, que responde como presidenta desta instituição.Tem também como apoio um psicólogo/ um coordenador/ um monitor.
hoje na casa tem onze internos acima de dezoito anos, cabe destacar que esta instituição é aberta somente para pessoas do sexo masculino e com maior idade.
Desafio Jovem Monte das Oliveiras
O desafio jovem tem convenio com a prefeitura de Gaspar e também com a prefeitura de Brusque, para atendimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso e dependência de substâncias psicóticas (drogas). Foi um marco importante na história desta entidade e uma porta aberta para outras fronteiras a serem ultrapassadas.
Cabe destacar que o desafio jovem Monte das Oliveiras participou de um edital de chamamento público Nº 8 para a seleção de projetos formativos que contribuam para a reinserção social de pessoas com necessidades decorrentes de uso de crack, álcool e outra drogas, a serem desenvolvidas por instituições que prestem serviços em regime de residência. Então o desafio jovem Monte das Oliveiras apresentou projetos em três áreas, sendo:
- Na área de atividades formativas profissionalizantes e/ ou de resgate de habilidades e capacidades;
-Na área de artes e cultura;
-Na área de atividades esportivas e/ ou para condicionamento físico.
Pois bem meus amigos leitores, nessa conversa que tive com a senhora Marcia, ela me contava que quando souberam deste edital já estava nos dias finais mas que seu esposo, não se deixou abater e disse... vamos tentar mesmo em cima da hora a de dar tempo, ela dizia ainda que ele levantava as três horas da manhã para poder concluir seus projetos, sendo que as seis horas tinha que se deslocar para o trabalho em Brusque onde ele é professor de educação física, mas com muito esforço conseguiu concluir.
Agora meus amigos a grande surpresa, somente cinco instituições do Brasil entre as quarenta e duas foram contempladas, e uma das cinco foi o desafio "Jovem Monte das Oliveiras" que foi selecionado.
A comissão de avaliação do Ministério da Saúde aprovou os projetos desta entidade nas áreas de artes e cultura que será especificamente na área de música e atividades esportivas com ou para o condicionamento físico. A instiuição já passou pela inspenção da saúde mental do Ministério da Saúde, e os projetos estão na fase de analise operacional financeira no SICONV ( portal de convênio da união).
Tive a curiosidade de perguntar a senhora Marcia o que fazia ela e seu esposo assumir uma missão deste tamanho, então ela me respondeu que nunca teve um problema deste com sua família, porém se achava na obrigação de tentar fazer alguma coisa para ajudar; mas que seu marido já foi um interno do local, que ja esta recuperado a muitos anos e que a aproximadamente três anos assumiram o desafio jovem que estava prestes a fechar, que com muita luta e sacrifício deles e dos colaboradores conseguiram deixar a casa em ordem, onde já estão elaborando um projeto bem maior, para que cada um interno tenha seu quarto e seu banheiro em uma nova construção futura.
As visitas dos familiares com os internos é nos sábados e domingos das 13:00h às 17:00h, e no local também recebe doações de alimentos, roupas masculina e calçados; outra coisa que me chamou a atenção foi de perceber que ali não há cerca e nem muro, pois é um local aberto para quem queira se recuperar pela sua própria vontade, e não sob pressão para tentar um tratamento. Deixo aqui o meus parabéns a este casal que optou por uma missão que poucos abraçariam, de tentar ajudar seu próximo, livrando deste caminho obscuro que muitos não conseguem sair, falo da dependência química, que está matando nossos irmãos a cada dia que passa.
Após minha visita no desafio jovem, continuo rodando no bairro bateias e acabo parando na Escola de Educação Básica Luiz Franzói, onde já conheço um pouco do pessoal que ali trabalha, mas meu contato mais próximo é exatamente a diretora Kelli Cristine Silva Santos, pessoa muito simpática que também é moradora do mesmo bairro ao qual resido Santa Terezinha, e que também fazia parte do conseg do bairro ao qual eu também participava.
Então vamos nos dirigir ao destaque da referida escola;
Escola de Educação Básica Luiz Franzói;
Nº aproximado de alunos: 450;
Nº de Funcionários: 47;
Atende do primeiro ano à oitava série; e conforme a diretora Kelli me passou na escola tem, oficinas de dança, capoeira, fanfarra, também tem treinos de futsal e tênis de mesa.
Projetos e Ações:
-Palestra sobre profissões para a oitava série,
-Ciranda da leitura para todos os alunos,
-Grêmio Estudantil com o nome Zilda Arns,
-Projeto Vereador mirim,
-Recitação de poesias
-Conselhos escolares,
-Integração Comunidade, com uso da quadra e dos espaços da escola pela comunidade,
-Participação das Olimpíadas- matemática, geografia, astronomia, língua portuguesa e prova brasil,
Carrossel e varias viagens de estudo como exemplo Florianópolis, Joinville,Serra do Rio do Rastro entre outros.
Após esses dados todos que a diretora Kelli me passou, perguntei então se já tinham uma previsão de metas para o próximo ano, então ela me passou que será ir para o espaço novo que está sendo construído, ou melhor um novo prédio próximo dali com um espaço mais amplo e melhor para todos os alunos e comunidade, e dar continuidade aos projetos da escola.
Diretora Kelli a 2ª da esq. p/ a direita |
Juntamente com sua equipe de apoio |
Parabéns a você Kelli, e a todos os integrantes desta escola que fazem parte da sua equipe, pela disponibilidade que tiveram com a minha pessoa para fazer esta matéria.
Rodei pelo bairro Bateias por um bom tempo, retratando algumas fotos para o blog, e nesse momento mais focado na maioria das ruas, se nota que o local está bem melhor do que algum tempo atrás, ruas asfaltadas, é visível também mais galpões novos do ramo têxtil e outros, um outro local que tive uma visão bastante aberta do alto do morro foi do loteamento Vila Isabel, com suas ruas todas asfaltadas, ginásio de esporte novo, enfim muita coisa melhorou no local, é lógico que o prefeito também é morador do bairro, mas que não vem ao caso, pois essa minha matéria não é confinada politicamente, e sim especialmente com intuito de mostrar as coisas boas dos bairros, ou seja da nossa bela cidade de Gaspar.
Fotos mais focadas no loteamento Vila Isabel.
Fotos de outras ruas do bairro.
Para encerrar a matéria, deixo aqui meus parabéns a todos os moradores do bairro Bateias, pois neste local é percebível o seu desenvolvimento, logicamente com o esforço de todos que fazem parte desta comunidade, que interagem de uma forma ou de outra para o bem comum de todos.
Agradeço mais uma vez a todos que acompanham o blog, soberano12.blogspot.com.br, até a próxima semana e um abraço a todos.
Jonil de Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário